quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Retrospectiva da temporada 2009


O Futsal Futuro nasceu de um momento conturbado na história do futsal de base da extinta parceria entre Avaí Futebol Clube e Lagoa Iate Clube (LIC). Após conquistar o título estadual de 2008 na categoria Sub-13 e de ter marcado sua presença na categoria Sub-15 como uma aposta para 2009, as equipes foram desfeitas. Isso ocorreu devido ao não fechamento de um acordo entre as diretorias do LIC e da Sociedade Amigos do Esporte de Santa Catarina (Saesc), entidade gestora das categorias de base.

“Ao invés de aproveitarem para aprender com a nossa experiência de sucesso, preferiram seguir o outro caminho, exigindo dinheiro e poder dentro da nossa estrutura. E isso eu não poderia mesmo ter permitido”, disse o presidente da Saesc e do Futsal Futuro, Alexander Fernandes.

Segundo o dirigente, a diretoria do LIC queria que a Saesc reformasse todos os banheiros e vestiários do clube, trocasse todas as redes (futsal, basquete, vôlei, futebol e proteção das quadras), realizasse a manutenção diária dos três campos de futebol. Além disso – continua – “eles queriam que 25% dos atletas de competição fossem associados do clube, queriam que o técnico Alex Silva não recebesse pelo projeto Plantando o Futuro com o Esporte, e queriam, pasmem, que todos os recursos arrecadados pelo futsal fossem repassados ao clube, que deveria ser o gestor financeiro da categoria”.

Para Fernandes, esse tipo de proposta somente poderia ter vindo de mentes nada brilhantes e que em nada contribuem com o esporte catarinense. “É por esse motivo que o clube está indo à falência”, torpedeia.

REESTRUTURAÇÃO – Ao sair do LIC, as equipes passaram a se chamar Futsal Futuro, adotando a cor laranja em seu uniforme principal e cinza no uniforme reserva. Após acertar com a direção da EEB Getulio Vargas (Saco dos Limões), iniciou em maio seu trabalho no ginásio de esportes da escola.

Faltava, no entanto, arrumar a parte financeira. Graças ao empenho do professor Alex Silva e do auxiliar técnico Valmício Nunes, foram criadas alternativas de arrecadação, junto a alguns patrocinadores (JAN Bebidas, Sul Imagem, restaurante El Mexicano) e a diversos anunciantes no banner itinerante das equipes.

Em relação ao uniforme, o presidente Alexander Fernandes obteve parte das vestimentas junto a Pieri Sport e comprou com dinheiro de seu próprio bolso a outra parte. Quanto ao material de treino, a Saesc já possuía algumas bolas e equipamentos para preparação física e técnica. Ainda assim, mais bolas foram adquiridas pela comissão técnica.

COMPETIÇÕES – No início da temporada, em abril, as equipes do Futsal Futuro entraram em quadra para disputar o Torneio Início da Liga Atlética de Futsal, ainda com o nome de Saesc. A equipe Sub-11 brilhou e mostrou todo seu potencial, ao conquistar o vice-campeonato da competição. O Sub-13, que ainda precisava de reforços, ficou com a quarta colocação.

No Circuito Catarinense de Futsal, a equipe Sub-11 continuava sua trajetória de sucesso, conquistando o vice-campeonato na etapa de Florianópolis. O Sub-13 acabou essa etapa na quinta colocação. Na etapa de São Pedro de Alcântara, o Sub-11 ganhou, mas não levou. Tendo colocado em quadra um jogador federado, teve que ceder o título de campeão, mesmo vencendo a final. Ficou com o vice, mais uma vez. O Sub-13 também conquistou o vice-campeonato da etapa e uma vaga para as finais da competição.

Em seguida veio a etapa de Palhoça. O Sub-11 conquistou o seu primeiro título em 2009, assim como o Sub-13, que, agora reforçado, levou duas equipes para a competição, obtendo o título com a equipe B e o vice-campeonato com a equipe A. A equipe Sub-11 voltaria a vencer outra etapa do Circuito, agora a de São José, com a equipe Sub-13 tendo conquistado o vice-campeonato. O Sub-13 ainda viria a ser campeão da série prata da Copa Falcão 12 de Futsal, etapa de Florianópolis.

Na final do Circuito, em Taió, a equipe Sub-13, que era uma das favoritas, conquistou o vice-campeonato e se credenciou para disputar a Supercopa Eletrosul, em dezembro. A equipe Sub-13 B acabou nas oitavas-de-final. As duas equipes Sub-11 não foram além das oitavas-de-final nas finais da competição, realizada em Rio Negrinho. Mas receberam convite para participar da Supercopa Eletrosul.

Na semifinal da Copa Falcão 12 de Futsal, o Sub-13 perdeu a vaga nas finais ao ser derrotado por 2 a 1 para a AABB Florianópolis. Mas, em seguida, garantiria sua presença em quarto lugar na Liga Atlética de Futsal (LAF). O Sub-11 ficou em sexto lugar na Liga.

A Supercopa Eletrosul era a chance das equipes do Futsal Futuro fecharem o ano com chave de ouro. Comandadas pelo professor Alex Silva e pelo auxiliar Valmício Nunes, as equipes Sub-11, Sub-13 e a recém formada equipe Sub-9 venceram todos os seus jogos e levaram para casa todos os troféus de campeão, além das medalhas de artilheiro, goleiro menos vazado e destaques.

A temporada se encerrou com um churrasco de confraternização entre pais e atletas na sede campestre da AFESSC, no Campeche. Na oportunidade, o presidente do Futsal Futuro, Alexander Fernandes, falou sobre a boa temporada, a ajuda dos pais e também sobre os rumos que as equipes tomarão a partir de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário