quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Proposta da Saesc à Unimed será entregue dia 4
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Sul Imagem e Saesc selam acordo para 2010
Equipes serão mais fortes em 2010
Para Fernandes, é preciso manter a base das equipes de 2009, mas reforçá-las com atletas de grande qualidade. “Nossa comissão técnica já está procurando novos jogadores, Acredito que até a primeira quinzena de janeiro já possamos divulgar novidades quanto ao elenco.”
O dirigente laranja não esconde que a equipe Sub-13, que tem base nos atletas Sub-11 de 2009, e que se juntarão aos jogadores nascidos em 1997, será a que mais receberá reforços. “Pretendemos disputar o campeonato catarinense de futsal e, para isso, é necessário um elenco à altura”, salienta Fernandes.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Retrospectiva da temporada 2009
O Futsal Futuro nasceu de um momento conturbado na história do futsal de base da extinta parceria entre Avaí Futebol Clube e Lagoa Iate Clube (LIC). Após conquistar o título estadual de 2008 na categoria Sub-13 e de ter marcado sua presença na categoria Sub-15 como uma aposta para 2009, as equipes foram desfeitas. Isso ocorreu devido ao não fechamento de um acordo entre as diretorias do LIC e da Sociedade Amigos do Esporte de Santa Catarina (Saesc), entidade gestora das categorias de base.
“Ao invés de aproveitarem para aprender com a nossa experiência de sucesso, preferiram seguir o outro caminho, exigindo dinheiro e poder dentro da nossa estrutura. E isso eu não poderia mesmo ter permitido”, disse o presidente da Saesc e do Futsal Futuro, Alexander Fernandes.
Segundo o dirigente, a diretoria do LIC queria que a Saesc reformasse todos os banheiros e vestiários do clube, trocasse todas as redes (futsal, basquete, vôlei, futebol e proteção das quadras), realizasse a manutenção diária dos três campos de futebol. Além disso – continua – “eles queriam que 25% dos atletas de competição fossem associados do clube, queriam que o técnico Alex Silva não recebesse pelo projeto Plantando o Futuro com o Esporte, e queriam, pasmem, que todos os recursos arrecadados pelo futsal fossem repassados ao clube, que deveria ser o gestor financeiro da categoria”.
Para Fernandes, esse tipo de proposta somente poderia ter vindo de mentes nada brilhantes e que em nada contribuem com o esporte catarinense. “É por esse motivo que o clube está indo à falência”, torpedeia.
REESTRUTURAÇÃO – Ao sair do LIC, as equipes passaram a se chamar Futsal Futuro, adotando a cor laranja em seu uniforme principal e cinza no uniforme reserva. Após acertar com a direção da EEB Getulio Vargas (Saco dos Limões), iniciou em maio seu trabalho no ginásio de esportes da escola.
Faltava, no entanto, arrumar a parte financeira. Graças ao empenho do professor Alex Silva e do auxiliar técnico Valmício Nunes, foram criadas alternativas de arrecadação, junto a alguns patrocinadores (JAN Bebidas, Sul Imagem, restaurante El Mexicano) e a diversos anunciantes no banner itinerante das equipes.
Em relação ao uniforme, o presidente Alexander Fernandes obteve parte das vestimentas junto a Pieri Sport e comprou com dinheiro de seu próprio bolso a outra parte. Quanto ao material de treino, a Saesc já possuía algumas bolas e equipamentos para preparação física e técnica. Ainda assim, mais bolas foram adquiridas pela comissão técnica.
COMPETIÇÕES – No início da temporada, em abril, as equipes do Futsal Futuro entraram em quadra para disputar o Torneio Início da Liga Atlética de Futsal, ainda com o nome de Saesc. A equipe Sub-11 brilhou e mostrou todo seu potencial, ao conquistar o vice-campeonato da competição. O Sub-13, que ainda precisava de reforços, ficou com a quarta colocação.
No Circuito Catarinense de Futsal, a equipe Sub-11 continuava sua trajetória de sucesso, conquistando o vice-campeonato na etapa de Florianópolis. O Sub-13 acabou essa etapa na quinta colocação. Na etapa de São Pedro de Alcântara, o Sub-11 ganhou, mas não levou. Tendo colocado em quadra um jogador federado, teve que ceder o título de campeão, mesmo vencendo a final. Ficou com o vice, mais uma vez. O Sub-13 também conquistou o vice-campeonato da etapa e uma vaga para as finais da competição.
Em seguida veio a etapa de Palhoça. O Sub-11 conquistou o seu primeiro título em 2009, assim como o Sub-13, que, agora reforçado, levou duas equipes para a competição, obtendo o título com a equipe B e o vice-campeonato com a equipe A. A equipe Sub-11 voltaria a vencer outra etapa do Circuito, agora a de São José, com a equipe Sub-13 tendo conquistado o vice-campeonato. O Sub-13 ainda viria a ser campeão da série prata da Copa Falcão 12 de Futsal, etapa de Florianópolis.
Na final do Circuito, em Taió, a equipe Sub-13, que era uma das favoritas, conquistou o vice-campeonato e se credenciou para disputar a Supercopa Eletrosul,
Na semifinal da Copa Falcão 12 de Futsal, o Sub-13 perdeu a vaga nas finais ao ser derrotado por 2 a 1 para a AABB Florianópolis. Mas, em seguida, garantiria sua presença em quarto lugar na Liga Atlética de Futsal (LAF). O Sub-11 ficou em sexto lugar na Liga.
A Supercopa Eletrosul era a chance das equipes do Futsal Futuro fecharem o ano com chave de ouro. Comandadas pelo professor Alex Silva e pelo auxiliar Valmício Nunes, as equipes Sub-11, Sub-13 e a recém formada equipe Sub-9 venceram todos os seus jogos e levaram para casa todos os troféus de campeão, além das medalhas de artilheiro, goleiro menos vazado e destaques.
A temporada se encerrou com um churrasco de confraternização entre pais e atletas na sede campestre da AFESSC, no Campeche. Na oportunidade, o presidente do Futsal Futuro, Alexander Fernandes, falou sobre a boa temporada, a ajuda dos pais e também sobre os rumos que as equipes tomarão a partir de 2010.
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Diretoria e patrocinador se reunem na próxima semana para discutir rumo da temporada 2010
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Canasvieiras, o novo destino do Futsal Futuro
De acordo com o presidente do Futsal Futuro, Alexander Fernandes, o novo ginásio do Futsal Futuro possui todas as condições ideais para a prática do esporte e para a participação das equipes em competições de nível estadual. “As dimensões da quadra 30 x 17 são as exigidas pela Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS) para prática de jogos até a categoria Sub-15. Por outro lado, o piso é de cimento emborrachado, o que poderá ser usado como diferencial em relação aos adversários, acostumados com quadras de piso de madeira”, disse.
Perguntado sobre o que deu errado em relação ao que estava acertado junto a Fundação de Esportes de São José, que iria ceder o ginásio de Campinas para o Futsal Futuro em 2010, Fernandes explicou: “Ocorreu uma mudança de poder na FME-SC e tudo o que estava aprovado voltou à estaca zero. Mas isso não seria problema, pois era somente renegociar nossa ida para aquele município – o que já estava acontecendo e com boa receptividade dos novos dirigentes. Mas no meio dessa negociação havia o tempo. E estava muito em cima da hora para ficarmos esperando uma decisão, já que precisávamos entregar o nosso projeto no Fundesporte com o local da realização das nossas atividades definido. Então partimos para um plano B, que estava mais ao nosso alcance naquele momento.”
Fernandes salienta que a troca não ocorreu apenas pela pressão de tempo, mas sim por uma decisão logística. “Preferimos o ginásio de Canasvieiras por vários motivos. O principal, a meu ver, é o fato de precisarmos de salas para alojamento das equipes visitantes no campeonato estadual – e isso não teríamos em São José. Além disso, todo o trabalho a ser feito com a equipe Sub-11, pelo professor Cleber Rottava, será feito naquele ginásio, aproveitando o grande número de jovens atletas que moram na região Norte da Ilha. Será o primeiro time de futsal do Norte da Ilha e isso nos orgulha muito.”
Além desses dois motivos, o ginásio de Canasvieras permitirá maior flexibilidade em relação ao tempo de utilização, já que o ginásio de Campinas, o principal de São José, é bastante disputado por outras agremiações e grupos esportivos.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Futsal Futuro faz projeções para o ano que vem
.
Segundo o presidente do Futsal Futuro, a equipe Sub-13, que receberá diversos jogadores experientes vindos do grupo Sub-11 deste ano, é forte, mas precisa se reforçar para almejar conquistas. “O ano de 2010 será o ano das conquistas do Futsal Futuro. Alguns bons jogadores, nascidos em 1997, vão permanecer nesse grupo, que será completado com os atletas que vierem do Sub-11. No entanto, precisamos de reforços, porque o Estadual é uma competição muito difícil e requer um elenco maior e mais qualificado”, disse.
.
A intenção é formar um grupo de 20 atletas para a temporada. O grupo deve ser dividido em duas equipes para disputar também o Circuito Catarinense de Futsal. “O Circuito de 2010 vai dividir os participantes em federados e não-federados. Isso significa que formaremos duas equipes. A princípio, o grupo que disputará o Estadual terá 12 atletas, para que os outros oito jogadores disputem a série de não-federados do Circuito. No entanto, até setembro, quando se encerra o prazo de inscrição de atletas no Estadual, se for necessário, todos os 20 jogadores estarão inscritos. Caso isso ocorra, o Futsal Futuro abrirá mão de disputar a final do Circuito na modalidade não-federados.
.
“É apenas uma estratégia, mas precisamos acompanhar o desenvolvimento da temporada para tomar decisões definitivas”, ressaltou Fernandes.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Diretoria laranja já planeja temporada 2010

Segundo o presidente do Futsal Futuro, Alexander Fernandes, a tendência é a criação de dois núcleos de trabalho para as equipes, um no Saco dos Limões, onde já ocorrem os treinamentos, e outro em Canasvieiras, no ginásio de esportes da EEB Osmar Cunha, onde serão realizados os jogos oficiais das equipes.
“Já acertamos com o pessoal da escola e esse ginásio faz parte do nosso projeto para 2010. Nele pretendemos, além de jogar com nossas equipes, realizar os treinamentos da categoria Sub-11, que ficará a cargo do professor Cleber Rottava. O Sub-13 ficará por conta do professor Alex Silva, com treinamentos no ginásio da EEB Getulio Vargas, no Saco dos Limões. Já o auxiliar técnico Valmício Nunes será responsável pelos treinamentos da Escolinha de Preparação de Atletas do Futsal Futuro e, possivelmente, pela categoria Sub-9”, esclarece Fernandes, que não quis entrar em detalhes sobre a formação de uma equipe Sub-15.
.
.
CRÍTICAS – O dirigente laranja criticou de forma ácida alguns dirigentes que estão à frente dos grandes clubes de Florianópolis. “Esse pessoal tem uma idéia completamente equivocada sobre o esporte e, se depender deles, as equipes serão formadas por filhos de associados e pernas de pau. Para quem gosta de perder, é uma receita infalível”, acentua.
Para Fernandes, poucos clubes e agremiações mantêm uma visão lúcida sobre o que é futsal competitivo. “A Elase, o Colegial e a AABB são competitivos porque possuem essa filosofia, que também é a nossa. Acho que o esporte de aprendizado tem lugar nas escolinhas, mas competição é outra coisa. É para quem busca a vitória e o aperfeiçoamento pessoal constante”, salienta.
.
ESTADUAL – O presidente do Futsal Futuro pretende disputar o Campeonato Catarinense de Futsal 2010 na categoria Sub-13. Esse foi o pedido do responsável técnico pelas equipes, o professor Alex Silva, que estará à frente do time na competição, caso seja aprovado o projeto no Fundesporte. “Não haverá mais improvisos no ano que vem. Não cederemos jogadores a outras equipes para disputar o campeonato estadual em outras categorias, já que isso nos prejudicou bastante esse ano, nas disputas do Circuito Catarinense de Futsal”, diz Fernandes.
Além dessa medida, o dirigente afirma que está totalmente fora de cogitação participar de outras competições que não sejam a Liga Atlética de Futsal (LAF), o Campeonato Catarinense de Futsal e o Circuito Catarinense de Futsal com as equipes que não disputarem o estadual. “Torneios menores, como a Copa Falcão e coisas do gênero estão totalmente descartadas. O que precisamos, agora, é nos planejar, fazermos uma boa pré-temporada e disputar uma competição para encerrá-la, talvez a Copa Pieri Sport de Futsal. A partir daí, vamos seguir nossos planos, sem atalhos e com foco nos títulos das competições”, projeta o dirigente laranja.
.
NOVIDADES – “Quem continuar no Futsal Futuro pode aguardar algumas novidades para 2010 em termos de infraestrutura”, assegura Fernandes. Sem querer adiantar nada, o dirigente disse estar iniciando contatos com algumas empresas patrocinadoras para obter benefícios para os atletas laranja na próxima temporada. “Espero que tudo dê certo”, diz o presidente do Futsal Futuro.
.
BOM DESEMPENHO – Perguntado sobre o que achou do desempenho das equipes em 2009, Fernandes admite que foi bom, especialmente diante de tudo o que ocorreu durante o ano, quando a Saesc rompeu com o Lagoa Iate Clube (LIC), perdendo grande parte de sua infraestrutura. “Eu daria uma nota 7. Penso que tínhamos potencial para chegar mais adiante, mas faltou alguma coisa. De qualquer forma, só tenho que agradecer aos atletas e aos pais que souberam dignificar o nome do Futsal Futuro, que venceu diversas competições e se manteve entre as quatro grandes equipes de Florianópolis”, finaliza.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Festa de encerramento da temporada

A comissão técnica do Futsal Futuro convida todos os pais e atletas a comparecer à sede campestre da AFESSC, no Campeche no dia 12 de dezembro (sábado) a partir das 9 horas. Todos deverão levar talheres. Quem quiser tomar banho de piscina, levar R$ 10,00 e atestado de saúde. Levar cerveja quem bebe. Comida e refrigerante é por nossa conta.
n
Confirmar presença até quinta-feira.
.
Na ilustração, o mapa para acesso ao local do evento
domingo, 6 de dezembro de 2009
Equipes cresceram durante a temporada
Conforme previsto pelo presidente do Futsal Futuro, Alexander Fernandes, as campanhas das equipes Sub-11 e Sub-13 da agremiação iriam melhorar na comparação entre o primeiro e o segundo semestres de 2009.
O Sub-11, por exemplo, teve um aproveitamento de 47,36 no índice de vitórias e 52,63 no índice de pontos ganhos no primeiro semestre, tendo sofrido em 19 partidas 42 gols (média de 2,21 por jogo) e feito 62 gols (média de 3,26 por jogo). Foram nove vitórias, sete derrotas e três empates no período.
Já no segundo semestre o percentual de vitórias foi de 57,69 e o de pontos ganhos 58,97%. Ao todo foram mais 28 jogos, com 15 vitórias, 10 derrotas e um empate. A equipe marcou 100 gols (3,57 por jogo) e sofreu 73 (2,60 por jogo).
Os resultados do Sub-13 foram ainda melhores. Enquanto no primeiro semestre a equipe tinha um índice de aproveitamento do vitórias de 41,66% e índice de aproveitamento por pontos ganhos de 44,44% (cinco vitórias, seis derrotas e um empate), tendo marcado 44 gols (3,66 por jogo) e sofrido 32 (2,66 por jogo), no segundo semestre os números foram surpreendentes: em 32 jogos foram 23 vitórias, sete derrotas e dois empates, com índice de aproveitamento por vitória de 71,87% e índice de aproveitamento por pontos ganhos de 73,95%. O Sub-13 sofreu 77 gols contra no segundo semestre (2,40 por jogo) e marcou 126 gols (3,93 por jogo).
CONQUISTAS – Durante 2009 as equipes do Futsal Futuro obtiveram importantes conquistas. Foram sete títulos (Campeão da etapa de Palhoça do Circuito Catarinense de Futsal, nas categorias Sub-11 e Sub-13; campeão da etapa de São José do Circuito Catarinense de Futsal, na categoria Sub-11; campeão da etapa classificatória de Florianópolis da Copa Falcão 12 de Futsal, Série Prata, categoria Sub-13; campeão da Supercopa Eletrosul de Futsal, nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13). O Futsal Futuro conquistou ainda sete vice-campeonatos (vice-campeão Torneio Início da Liga Atlética de Futsal, categoria Sub-11; vice-campeão da etapa Florianópolis do Circuito Catarinense de Futsal, categoria Sub-11; vice-campeão da etapa São Pedro de Alcântara do Circuito Catarinense de Futsal, categoria Sub-11; vice-campeão etapa São Pedro de Alcântara do Circuito Catarinense de Futsal, categoria Sub-13; vice-campeão etapa Palhoça do Circuito Catarinense de Futsal (equipe A), categoria Sub-13; vice-campeão etapa São José do Circuito Catarinense de Futsal, categoria Sub-13 e; vice-campeão estadual do Circuito Catarinense de Futsal, categoria Sub-13). Por fim, ainda obteve a quarta colocação da Liga Atlética de Futsal, categoria Sub-13.
ANÁLISE - Segundo Fernandes, para uma equipe de se desestruturou ao perder o seu ginásio de esportes e o seu nome (antigo Avaí-LIC), o Futsal Futuro até que se saiu muito bem nas competições que disputou. "Conseguimos nos firmar entre as quatro grandes equipes de futsal de Florianópolis, conquistamos o vice-campeonato estadual do Circuito Catarinense de Futsal e três Supercopas Eletrosul de Futsal, competições estaduais também. No âmbito regional foram várias conquistas", salienta.
Para o próximo ano, o presidente do Futsal Futuro acredita que as equipes estarão ainda mais estruturadas e com infraestrutura compatível com a grandeza da equipe. "Surgimos grandes porque esse trabalho começou com o técnico Alex Silva há quase uma década. Agora vamos retomar nosso caminho de evolução, tentando colocar pelo menos uma de nossas equipes no Campeonato Catarinense de Futsal 2010", diz Fernandes, acrescentando que deve ocorrer surpresas em relação à agremiação já nos próximos dias.
Barba, cabelo e bigode

h

v

x

m

O Futsal Futuro terminou a temporada de 2009 com chave de ouro e apresentações de gala de suas equipes Sub-13, Sub-11 e Sub-9, essa última formada apenas para disputar a Supercopa Eletrosul de Futsal, evento estadual de marcou o encerramento do Circuito Catarinense de Futsal - o maior evento da modalidade em todo planeta, com mais de 23 mil atletas inscritos.